Visto de entrada na Europa – ETIAS

Viajar para a Europa ficará um pouco mais difícil. Está prevista para maio de 2025 a exigência do visto de entrada na Europa – ETIAS.

O ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) será uma autorização obrigatória para aqueles que quiserem transitar pelos países do Espaço Schengen.

Como irá funcionar?

Os turistas brasileiros, e de outros 62 países, que quiserem entrar nos países do Espaço Schengen precisarão preencher um formulário online solicitando sua entrada.

No formulário deverão constar informações como passaporte, nome completo, data de nascimento, naturalidade, endereço, telefone, além da série de perguntas básicas relacionadas com antecedentes criminais, presença em zonas de conflito e possíveis deportações de outros países. O solicitante ainda deve indicar qual será o primeiro país europeu que pretende visitar.

Por fim, o solicitante deverá efetuar o pagamento da taxa de 7 euros para enviar da solicitação à análise. Menores de 18 anos estarão isentos do pagamento da taxa mas precisarão efetuar a solicitação de entrada.

O processo de verificação da solicitação será feito de forma totalmente eletrônica. Entretanto, caso o sistema encontre algum problema no formulário enviado, o mesmo passará por uma análise manual.

O solicitante receberá a resposta à solicitação em no máximo duas semanas e, em caso de aprovação, terá validade de três anos.

Onde o ETIAS será válido?

O ETIAS terá validade para os países do Espaço Schengen, onde o visitante poderá circular por até 90 dias.

Vale lembrar que nem todos os países europeus fazem parte do Espaço Schengen, portanto, antes de viajar observe as exigências dos países para onde pretende ir.

27 países europeus fazem parte do Espaço Schengen, sendo eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal,  República Tcheca, Suécia e Suíça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *