A campanha de vacinação contra a poliomielite teve início nesta segunda-feira no Brasil. Crianças com menos de 5 anos devem ser vacinadas.
A campanha que visa imunizar 95% das crianças de até 5 anos no país, teve início nesta segunda-feira 27 de maio e irá até o dia 14 de junho. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, tem como única forma de prevenção a vacinação. Portanto, a campanha se faz importante para a conscientização e acesso à vacina.
Neste ano o ministério da saúde pretende trocar do método de vacinação contra a poliomielite, vigente há décadas no país. Realizando-se a substituição das duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) por um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável.
Considera-se o Brasil como área livre de circulação do poliovírus selvagem desde 1994, não tendo casos registrados da doença desde 1989. Entretanto, a doença ainda não foi erradicada no mundo.
Segundo a OMS a poliomielite é a única doença que ainda possui o status de emergência global. Por isso, o ministério da saúde recomenda que estados e municípios realizem no dia 8 de junho, um sábado, o chamado Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite, visando a imunização do maior número possível de crianças.