Auxílio Emergencial Gaúcho

Diante das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no mês passado, os governos federal e estadual anunciaram algumas medidas para auxilio aos desabrigados. Dentre as medidas anunciadas está o auxílio emergencial gaúcho anunciado pelo governo do estado, que disponibilizará o valor de 2 mil reais para as famílias que foram diretamente afetas pelas enchentes.

Cerca de 93 milhões do valor arrecadado à população veio da própria sociedade civil, que doou através do PIX disponibilizado pelo governo do estado.

O valor do auxílio emergencial tem como propósito a viabilização da reconstrução das vidas daqueles mais afetados pela catástrofe. Terá direito ao auxílio as famílias e pessoas afetadas que estiverem inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.

Além disso, outro critério que as famílias devem observar é que elas não poderão ter renda superior a três salários mínimos ou já ser beneficiária do programa Volta por Cima, para poderem receber o auxílio emergencial gaúcho.

A distribuição do auxílio começará pelas cidades onde a população já tenha condições de iniciar a limpeza e reconstrução das áreas atingidas.

Uma vez iniciado o pagamento será realizado por meio de cartão pré-pago emitido pela Caixa Econômica Federal, em nome do responsável pela família. 

Contudo, ainda não há data para o início da distribuição do valor do auxílio. Entretanto, as famílias que tem direito ao benefício já podem inscrever-se no Cadastro Único para Programas Sociais.

Do mesmo modo, além do auxílio emergencial gaúcho do governo estadual, o governo federal deve anunciar em breve um auxílio emergencial de 5 mil reais para as famílias afetadas pela catástrofe climática. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *